Bem Ouvir é fundamental para Bem Falar!

Bem ouvir é fundamental para bem falar!

Podia ser só um trocadilho para introdução deste artigo mas é bem mais do que isso… a audição é mesmo fundamental para a fala!

Vários estudos têm mostrado evidências de que a estimulação cerebral por meio auditivo, é a forma mais eficaz pela qual o ser humano pode aprender a linguagem, proporcionando também a aprendizagem da leitura e da escrita.

A audição

A audição é crucial ao longo de todas as fases da vida humana, sendo o seu início ainda no útero materno, por volta dos cinco meses de gestação. É um dos primeiros sentidos a desenvolver-se, logo após o nascimento.

Através da audição, a criança recebe estímulos constantes, que lhe permitem conhecer o mundo que a rodeia, estabelecer padrões, reconhecer perigos e, sobretudo, adquirir eficazmente a capacidade de falar.

E não estamos a falar apenas de ausência total de audição ou vários outros graus de deficiência auditiva. Nestes casos, a produção de fala pode ser até  nula, uma vez que além dos estímulos exteriores, não ouvindo a sua própria voz, a autocorreção torna-se muito difícil.

Falamos também de períodos de diminuição da acuidade auditiva, muitas vezes transitórios, mas que até aos 2/3 anos, têm um grande impacto no padrão de fala e no desenvolvimento da linguagem verbal, que recorrentemente se perpetuam na vida da criança, mesmo que essa alteração da audição tenha sido sanada.

Esta interferência é bastante notória em crianças que têm quadros respiratórios patológicos frequentes, otites de repetição, entre outros; no entanto, passam muitas vezes despercebidas aos pais.

A fala

As dificuldades auditivas podem ser mais ou menos graves, mas todas têm repercussões na vida da criança, seja na articulação de sons, na atribuição de significado às palavras ou até mesmo na correta construção frásica. Daí podem ainda advir desconforto na socialização, hábitos de desatenção e dificuldades várias no seu progresso escolar.

Se tem dúvidas deve consultar sempre um especialista, pois a prevenção é sempre o caminho mais fácil.

Liliana Costa, Terapeuta da Fala, ACSS C-021493189