
A Osteoporose é uma doença que se caracteriza por uma diminuição da densidade óssea, originando uma fragilidade óssea.
Numa fase mais precoce em que a patologia é menos grave, dá-se o nome de Osteopenia. Habitualmente não existe dor associada, mas sim uma maior probabilidade de fratura do osso, sobretudo a nível dos pulsos, da bacia ou na região da coxa e também a nível das vértebras. Estas regiões são as que absorvem o impacto nas quedas, daí serem as que mais frequentemente “partem”.
A Osteoporose previne-se desde a infância! E o motivo é bem conhecido! A forma de prevenir a Osteoporose é ter uma dieta equilibrada com um bom aporte de Calcio e Vitamina D pelo consumo regular de verduras e frutas bem como exposição solar, sobretudo nas horas do início da manhã e final da tarde, para evitar as horas de maior calor e intensidade de raios UV. Ajuda ainda a prática de exercício físico regularmente e a evicção de tabaco e bebidas alcoólicas.
O diagnóstico da Osteoporose depende da história clínica, da avaliação da pessoa e, quando indicado, da realização de uma Osteodensitometria (comumente chamado DEXA) que é um exame que nos permite conhecer a densidade óssea.
O tratamento da Osteoporose assenta sobretudo no uso de um grupo de fármacos chamados bifosfonatos que vão ajudar a “fixar” o Cálcio no Osso e dessa forma tentar reverter a perda de densidade óssea.
Em relação aos Suplementos que existem, os mais estudados são o Cálcio e a Vitamina D. Em relação ao primeiro, a dose diária recomendada são 700 mg numa pessoa saudável (numa pessoa com Osteoporose a dose diária pode chegar aos 1500 mg) sendo que é possível obter este cálcio no leite e derivados, alguns legumes, frutos secos e peixes como a petinga (em que se consome o esqueleto do peixe). A suplementação isolada de Cálcio não parece associar-se a nenhum benefício, já que a sua fixação no osso depende da Vitamina D, motivo pelo qual são administrados em simultâneo na grande maioria das vezes.
A Vitamina D é obtida sobretudo a partir da exposição solar e esta tende a ser suficiente nos meses de primavera e verão, mas cai muito nos meses do Outono e Inverno. Existem autores que recomendam a suplementação de Vitamina D por diversos motivos nos meses de Outono e Inverno, mas no que concerne á Osteoporose, a sua suplementação não parece ter um efeito benéfico.
O consumo de Calcio e Vitamina D são fundamentais para termos ossos robustos, mas para tal é fundamental também a adopção de uma dieta equilibrada, a prática regular de exercício físico e a evicção de tabaco e bebidas alcoólicas.
Caso tenha casos de osteoporose na família, seja portador de uma doença autoimune, esteja medicado com corticoides ou tenha sofrido uma fratura no passado, pode ter um risco aumentado de Osteoporose.
Se é o seu caso pode realizar a sua consulta de Medicina Geral e Familiar na clínica. Para agendar clique aqui.
Nuno Barros, Medicina Geral e Familiar