Quando devo procurar um Terapeuta da Fala?

O Terapeuta da Fala é a maioria das vezes, associado às crianças, mas na verdade, os adultos também vão ao Terapeuta da Fala. As razões prendem-se essencialmente com alterações da comunicação em geral, linguagem, deglutição e voz.

Voz

Os sinais de alterações na voz, vão desde a rouquidão persistente, o cansaço vocal no final do dia ou da manhã, a voz demasiado grave ou demasiado aguda, até às doenças que afetam o bom desempenho vocal por incidirem no trato respiratório ou muscular. A aprendizagem de bons hábitos vocais e a reeducação vocal deve ser motivo para consultar o Terapeuta da Fala.

Afasia

A afasia resulta de uma lesão cerebral e é a perda total ou parcial da capacidade de expressar ou de compreender linguagem. Dificuldade em dizer nomes de pessoas, de objetos, de compreender linguagem, troca de palavras, …, são alguns dos sintomas que se manifestam, não só na fala, mas também na leitura e na escrita. O Terapeuta da Fala pode ajudá-lo a melhorar a sua comunicação e capacidade de compreensão.

Disartria

A disartria é uma alteração motora da fala consequente da paralisação, enfraquecimento ou deterioração muscular, em que os movimentos da língua, pregas vocais e laringe estão fora do controlo do individuo. Estas alterações são visíveis pelo discurso arrastado, dificuldades em formar palavras e até discurso incompreensível. O Terapeuta da Fala irá ajudar a recuperar o controlo da sua comunicação.

Disfagia

Problemas neurológicos, doenças degenerativas, oncológicas, entre outras, podem afetar a forma como mastiga, engole e fala, pois muitas vezes têm implicações no movimento da mandíbula, lábios, língua e laringe. A Terapia da Fala pode ajudar a recuperar os movimentos afetados, alimentar-se de forma mais segura e fornecer estratégias para viver melhor com as alterações apresentadas.

Gaguez

Se bloqueia frequentemente em determinadas palavras ou prolonga determinados sons de forma desadequada, tem um problema de fluência do discurso que poderá até ser agravado em situações de stress e ansiedade. O Terapeuta da Fala pode fornecer estratégias para minimizar estas alterações e ajudá-lo a ultrapassar estas dificuldades.

 

Liliana Costa, Terapeuta da Fala