Queres uma recuperação mais rápida, melhores resultados e menos risco de lesão? Um programa de recuperação pós prova adequado vai fazer a diferença.
A corrida (trails, maratonas, corta-matos) e o ciclismo (BTT, estrada) são das atividades desportivas mais populares em todo o mundo. O número de praticantes tem vindo a aumentar quer a nível recreativo quer a nível competitivo. Como tal, as exigências da competição e do treino podem gerar danos musculares, inflamação dos tecidos, dor muscular de início tardio (DOMS) e aumento da fadiga.
Essas perturbações podem levar a uma redução temporária da força muscular, diminuição do desempenho físico e/ou aumento do risco de lesões. Ou seja, para maximizar o desempenho de um atleta não se trata apenas de uma questão de treino. Depende do equilíbrio entre o treino e a recuperação, a fim de evitar a má adaptação ao stress físico e psicológico acumulado pela carga de treino.
Assim, no período de recuperação o objetivo será controlar o dano muscular e aliviar a dor muscular de início tardio, inflamação e fadiga muscular (ex. acumulação de grandes quantidades de lactato), permitindo que o atleta se sinta menos cansado e diminua o risco de lesões.
Consiste numa sessão com duração de 1h30 na qual serão realizadas técnicas de terapia manual (massagem) e de exercício (foam roller, mobilidade, ativação muscular) para que seja possível retornar aos treinos sem fadiga muscular e com menor risco de lesão levando a uma recuperação de forma ativa para alcançar mais e melhores resultados desportivos.
Para poderes tirar o máximo proveito do programa deve ser feito nas 24-72h pós-prova/esforço.
O programa de recuperação ativa é destinado a todos os atletas de qualquer idade, de qualquer modalidade e de qualquer nível competitivo após cada prova ou treino.
Este programa é individualizado e ajustado às necessidades de cada atleta.
Filipe Bastos, Fisioterapeuta.