A coifa dos rotadores é o nome dado ao conjunto de quatro poderosos músculos do nosso ombro que têm como função dar estabilidade articular, centrando a cabeça do úmero na cavidade glenoide, durante o movimento.
Tem dor no ombro? A sua dor aumenta ao realizar movimentos com o braço acima da cabeça?
Piora à noite, impossibilitando-o de dormir?
Então não deixe de ler este artigo, nós podemos ajudá-lo!
A coifa dos rotadores é o nome dado ao conjunto de quatro poderosos músculos do nosso ombro, são eles o Sub-escapular, o Infra-espinhoso, o Supra-espinhoso e o Pequeno Redondo. Em conjunto, estes músculos têm como função dar estabilidade articular, centrando a cabeça do úmero na cavidade glenoide, durante o movimento.
Individualmente estes músculos têm a capacidade de movimentar o nosso braço, sendo essenciais nos movimentos de rotação do ombro.
A lesão da coifa dos rotadores é muito comum, tendo uma prevalência de 22,1% na população em geral, sendo mais acentuada em adultos com mais de 50 anos, passando a uma prevalência de 25%.
Uma rutura da coifa dos rotadores é o nome dado a um estiramento muscular exagerado, onde ocorre lesão de fibras musculares. Esta lesão pode ocorrer por um traumatismo (queda) ou por um processo de envelhecimento do tendão associado a movimentos repetitivos.
Afeta maioritariamente pessoas cujo emprego envolve movimentos repetitivos e uso excessivo dos braços e ombros. Desta forma, esta lesão é muito frequente em pedreiros, pintores, empregadas de limpezas e operários fabris.
Os sintomas mais comuns são dor ao movimento, principalmente a elevar o braço, o que dificulta na realização de algumas Atividades da Vida Diária, como pentear o cabelo, ou estender a roupa. É comum existir dor noturna e fraqueza muscular no braço afetado.
Por vezes a lesão da coifa dos rotadores pode ser assintomática, sendo na verdade duas vezes mais comum do que a sintomática.
No mundo do desporto, esta patologia encontra-se associada a modalidades como o ténis, o basquetebol, o andebol e a natação, devido à exigência solicitada sobre o ombro.
Uma lesão da coifa dos rotadores é geralmente diagnosticada através de uma combinação do seu histórico clínico e do exame físico, onde iremos realizar testes específicos para avaliar a força, amplitude de movimento e dor no ombro. Os resultados desses testes combinados com os achados dos exames de imagem ajudam a confirmar o diagnóstico, para tal, o mais comum é realizar uma Ecografia e/ou uma Ressonância Magnética.
O tratamento mais adequado para uma lesão da coifa dos rotadores depende da gravidade da lesão, iremos preparar um plano adequado a si e ao seu estado de saúde.
A Fisioterapia desempenha um papel fundamental no tratamento, visando o relaxamento muscular das estruturas, de forma a diminuir a dor e os sinais inflamatórios, bem como aumentar a amplitude de movimento do ombro. Após esta primeira etapa, iremos fortalecer a musculatura necessária de forma a restaurar o equilíbrio do movimento. O importante é que o seu ombro volte a movimentar-se com fluidez.
É importante evitar atividades que possam piorar a lesão, evitando assim gestos repetitivos ao ombro e evitando pegar em pesos, permitindo assim que o processo de cicatrização ocorra da melhor forma.
Em alguns casos, pode ser necessário um complemento feito através da medicação, alguns anti-inflamatórios (AINEs) podem ser prescritos para ajudar a reduzir a dor e a inflamação. Por vezes, caso o médico assim o entenda, injeções de corticosteroides diretamente no ombro podem ser administradas para alívio temporário da dor e inflamação.
Apenas quando o tratamento conservador não surtiu efeito é que deve ser ponderada a realização de cirurgia. O nosso objetivo é evitar que a cirurgia ocorra e devolver-lhe a sua qualidade de vida.
Ana Carolina Oliveira, Fisioterapeuta, OF 2712