Pliometria…Treino pliométrico… o que precisa saber…
De certeza que já viu algum atleta a realizar exercícios com saltos. Chamam-se exercícios de pliometria. Sabe o que são e para que servem?
A pliometria é um método de treino baseado em movimentos rápidos e explosivos, como os saltos, e que procura otimizar o ciclo alongamento-encurtamento (Stretch-Shortening Cycle – SSC). Este tem por base o alongamento seguido de uma contração muscular utilizando a energia elástica armazenada no alongamento (mecanismo tipo mola).
Como exemplos de exercícios temos os saltos verticais e os saltos para a caixa, mas existem imensas variações consoante o objetivo que pretendemos alcançar.
A pliometria tem diversos benefícios, estando indicada tanto para atletas como para a restante população, dos mais novos aos mais velhos. Dentro dos benefícios, destacam-se:
Importa, também, referir que com o avançar da idade e com comportamentos sedentários, surgem problemas como a perda de massa muscular (sarcopenia), a perda da densidade mineral óssea (osteopenia e osteoporose), aumento do risco de queda associado a défices de equilíbrio e coordenação, comprometendo a qualidade de vida.
Sabendo os benefícios de exercícios de pliometria, percebemos que estes têm a capacidade de contrariar os problemas associados ao envelhecimento, sobretudo se conjugado com treino de força ajustado às necessidades de cada um.
Apesar dos benefícios, é importante ter em consideração algumas contra-indicações à realização de treino de pliometria nomedamento:
Além destes, importa perceber se existem alterações a nível do pavimento pélvico que se traduzam em incontinência urinária de esforço, ocorrendo perdas de urina durante a realização dos exercícios.
Caso não existam contra-indicações absolutas à realização de treino de pliometria, deve-se considerar:
Ricardo Cardoso, Fisioterapeuta, OF 12565
Referências