Se sim, respondeu SIM a alguma destas perguntas tem de ler até ao fim!
O pavimento pélvico é um grupo de músculos localizados no interior da bacia, sendo responsável pelo suporte dos órgãos, pela continência urinária e fecal e pelo desempenho sexual.
Durante o ciclo de vida da mulher existem inúmeras situações como, a gravidez, a menopausa, o excesso de peso, a prática desportiva de alto impacto, a tosse crónica, a obstipação, a idade avançada que podem danificar a musculatura do pavimento pélvico e levar a estas complicações.
Se sentir dores no ombro ou no joelho, certamente que irá consultar um fisioterapeuta para tratar problemas relacionados com os ossos, músculos, nervos, associados a essas articulações. Da mesma forma, existem ossos, músculos, nervos e ligamentos na pélvis e abdómen que podem estar na origem de todos estes problemas.
A incontinência urinária, principalmente a de esforço, ou seja, quando tosse, ri, salta, etc., tem por base uma disfunção dos músculos do pavimento pélvico. Assim, esses músculos têm de ser avaliados e reabilitados como qualquer outro músculo e/ou articulação.
Desta forma, a consulta de Fisioterapia na Saúde da Mulher efetua uma avaliação precisa aos músculos do pavimento pélvico e abdómen e elabora um plano de reabilitação, para melhorar/tratar o seu problema.
Inês Geraldes, Fisioterapeuta